Eai galera, aqui quem fala é o Porco! Nessa postagem pretendo tocar nos pontos fortes de cada MOBA (Multiplayer online battle arena) ou ARTS (Action Real-Time Strategy), não vou compará-los dizendo que um é melhor ou pior. Cada um tem sua peculiaridade que pretendo destacar aqui.
Com a internet, as pessoas se tornaram mais "Fanboy" das coisas que o normal. Por exemplo, antigamente as pessoas liam quadrinhos da Marvel e da DC sem ligar pra isso, hoje o cara assiste o filme dos Vingadores e vira "Marvete" assumida e seu objetivo de vida é difamar todo conteúdo possível da DC, o inverso também acontece (assiste o filme do Batman: "#coringaépico, #MavelLixo"). Esse comportamento se aplica a quase tudo na vida dessas pessoas. Basicamente você quer se expressar mas você não quer que o cara que pensa o oposto de você se expresse, ou te critique. Normal, eu penso nisso como uma teoria do gene egoísta, aplicada a "coisas de humanos".
Entrando nesse contexto, eu quero falar sobre os MOBA's. Se você é jogador de League of Legends provavelmente já ouviu coisas como: "viado", "retardado", "esse jogo é cópia de DotA", "tutorial de DotA", entre outros. Isso também vale pra você que já jogou outro MOBA, sem ser Lol. Você entra no Lol e digita "creep" no chat, o cara te manda voltar pro DotA por que você é "retardado". Heroes of the Storm, se você corre atrás de kill os caras te mandam voltar pro Lol ou pro DotA. Enfim, já passei por todas essas experiências. Antes de ir pro que realmente importa, quero dizer que sou muito fã de todos os três jogos citados.
Vou começar falando da continuação do primeiro MOBA de maior sucesso:
Começou como um mapa modificado de Warcraft III The Frozen Throne, trazendo o conceito de MOBA (ou ARTS) que conhecemos hoje. DotA 2 utiliza o estilo padrão de MOBA, um único mapa com três rotas e uma selva, onde o objetivo principal é destruir o Ancient inimigo (" Aaaaah, Por isso se chama Defense of the Ancients, Porco ? :O "). Existe apenas um objetivo de mapa (fora a destruição das torres e do Ancient inimigo), o poderoso Roshan, que concede a chance de ressurreição a quem derrotá-lo e se apossar do Aegis of Imortal (ou Aegis do imortal). É possível você sacrificar suas próprias torres e tropas (aqui chamadas de creeps), para negar ouro e experiência a seus inimigos. Todo jogador tem direito a jogar com todos os heróis gratuitamente, sem precisar comprá-los (seja com dinheiro do jogo ou dinheiro real).
Jogando as partidas, você pode receber algumas partes visuais (com efeitos puramente cosméticos) para um herói aleatório. Existem ainda, outros modos de jogo, como um modo que você seleciona suas habilidades montando um herói único, ou que você só pode escolher 1 dentre apenas 3 heróis aleatórios, porém o mapa é sempre o mesmo.
Atualmente o mais famoso entre os MOBA's. Na minha opinião, pela ampla publicidade e principalmente pela jogabilidade que é facilitada se comparada a do DotA (Não é uma crítica, acho um ponto forte do Lol, talvez o que tenha destacado-o tanto). Segue o padrão básico de MOBA, 3 rotas, 10 jogadores (5 pra cada lado) com o objetivo principal de destruir o Nexus inimigo, isso, no mapa padrão conhecido como Summoner's rift. Existem 2 mapas fixos, fora o padrão, um onde você deve capturar pontos, quanto mais pontos você captura mais rápido a vida do Nexus inimigo desce por segundo; o outro segue o mesmo padrão do mapa normal, porém só tem 2 rotas , uma selva e 6 jogadores (3 pra cada lado). Fora isso, surgem modos de jogo diferente em algumas ocasiões como natal, hallowen, etc...
No mapa principal (Summoner's rift) existem 2 objetivos (fora as torres e o Nexus inimigo): o Dragão que concede um buff que acumula 5 vezes, pra cada vez que o time derrotá-lo; e o Barão Nashor que concede um poderoso buff pra todo o time, que ajuda nas lutas e a avançar as rotas. Fora esses dois, existem criaturas na selva que concedem buffs e algumas vantagens, como enxergar unidades invisíveis por um tempo, um espírito que vigia uma parte da sua selva, uma criatura que vigia uma área pro seu time e concede velocidade bônus quando atravessada. Não é possível sacrificar suas próprias tropas (aqui são chamadas de Minions) ou torres. Toda semana alguns campeões (heróis) ficam disponíveis pra se jogar gratuitamente, porém é necessário comprar os campeões (com dinheiro do jogo ou dinheiro real). O preço dos campeões não está relacionado com seu poder dentro de jogo, geralmente os mais recentes são mais caros. Itens cosméticos só podem ser adquiridos com dinheiro real ou por conquistas em partidas ranqueadas.
No mapa principal (Summoner's rift) existem 2 objetivos (fora as torres e o Nexus inimigo): o Dragão que concede um buff que acumula 5 vezes, pra cada vez que o time derrotá-lo; e o Barão Nashor que concede um poderoso buff pra todo o time, que ajuda nas lutas e a avançar as rotas. Fora esses dois, existem criaturas na selva que concedem buffs e algumas vantagens, como enxergar unidades invisíveis por um tempo, um espírito que vigia uma parte da sua selva, uma criatura que vigia uma área pro seu time e concede velocidade bônus quando atravessada. Não é possível sacrificar suas próprias tropas (aqui são chamadas de Minions) ou torres. Toda semana alguns campeões (heróis) ficam disponíveis pra se jogar gratuitamente, porém é necessário comprar os campeões (com dinheiro do jogo ou dinheiro real). O preço dos campeões não está relacionado com seu poder dentro de jogo, geralmente os mais recentes são mais caros. Itens cosméticos só podem ser adquiridos com dinheiro real ou por conquistas em partidas ranqueadas.
"Um MOBA é um jogo de equipe, não de EUquipe", frase disponível no site do HotS. Pra quem não conhece, esse é o MOBA da Blizzard, uma das empresas de jogo que mais admiro. Aqui você vai encontrar os principais personagens da Blizzard, desde os personagens mais clássicos como os Vikkings Perdidos até os mais famosos Arthas do World Of Warcraft, Diablo do Diablo (HaHa) ou Raynor do StarCraft. Prato cheio pra quem é fã dos jogos da Blizzard. O Morcego não gosta muito desse MOBA, entendo ele, é diferente dos outros dois citados acima. Pra começar a única coisa que sempre vai ser igual aqui é o fato de serem 10 jogadores (5 de cada lado) e o objetivo principal é destruir o Núcleo inimigo. O número de rotas varia a cada mapa (de dois a três), e sim, existem vários mapas, atualmente 9 mapas, cada mapa com um objetivo diferente.Você pode se tranformar num dragão e destruir todas as torres e o núcleo do inimigo. Não gosta de dragões ? Você pode se tranformar num monstro de planta terrível e "Arrancar os fortes inimigos" do chão até chegar no núcleo, ou então você pode subornar uns piratas pra destruírem a base dos inimigos. Tá com pressa ? Aperte Z para ativar sua montaria e assim, se mover mais rapidamente pelo mapa.
Mas não é só isso, não é só a variedade de mapas e objetivos de mapa. Não existe Gold (ouro). Então como você vai crescer no jogo ? A cada três níveis você vai ter que escolher um talento, que vai melhorar uma de suas habilidades padrão, ou te dar uma nova habilidade. No nível 10 você pode escolher entre uma das duas Ultimates disponíveis. Ai você deve pensar, pra que eu vou matar as tropas então ? Pra ganhar experiência e subir de nível, você nem precisa dar o último ataque na tropa, só de você estar perto você já recebe a experiência. E o mais incrível desse jogo: O time sobe de nível junto. O nível do time é compartilhado, não há diferenças de níveis entre jogadores do mesmo time. Inclusive os abates (kills) são compartilhados por todos jogadores próximos, por isso é normal você jogar de suporte e terminar com 30 abates, não existem assistências, se você ajudou a matar, mesmo que só assistindo de perto dando o apoio moral, você matou.
Outros objetivos de mapa, fora os que permitem você destruir torres dos inimigos (coletar sementes pra virar o monstro de planta, coletar altar pra virar dragão, coletar gemas pra evocar aranhas nas três rotas, coletar moedas pra subornar os piratas, etc...), são os mercenários que seriam equivalentes a selva dos outros MOBA's, porém assim que você os derrota, você pode enviá-los pras rotas, pra ajudar no avanço das rotas.
Assim como o Lol, é necessário comprar os heróis (com dinheiro real ou do jogo), alguns ficam disponíveis gratuitamente toda semana. Alguns itens cosméticos e montarias podem ser adquiridas com dinheiro do jogo, já outras só com dinheiro real. Alguns itens cosméticos e montarias você só ganha se você for jogador de outro jogo da Blizzard, o que eu acho muito legal.
Espero poder ajudar as pessoas a abrirem os olhos quando aos outros MOBA's. O importante é se divertir galera, no fundo esses jogos são parecidíssimos, campeões com os mesmos conceitos, mesmo esquema de rota e tal. Relembrando que jogo os 3 jogos, junto com meus companheiros Shamans (embora o Morcego sempre reclame na hora de jogar HotS e o Macaco só quer jogar Lol kkk) e não tenho um preferido, sempre me dá mais vontade de jogar um ou outro.
Que os elementos te acompanhem!
Porco
Você abriu meus olhos vou dar uma chance a HOtS ... Já tinha lido descrições a respeito dele mas não do jeito que você descreveu gostei muito ... Vou começar minha jornada no heros of the storm, obrigado
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