segunda-feira, 23 de novembro de 2015

PoE x Diablo 3

     
    Olá, galera! Resolvemos fazer algo diferente. Hoje, não será um Shaman a comentar sobre algo em um post. Serão dois!!! Isso mesmo! Eu, Frango, e o Porco comentaremos sobre dois jogos que têm muitas coisas em comum, mas, também, diversas coisas diferentes. Estamos falando de Path of Exile (PoE) e Diablo III. Ambos são jogos no estilo Action Role-playing game, nos quais você encara hordas e mais hordas de lacaios do inferno e aberrações das mais variadas.
     Separaremos em tópicos os temas abordados para facilitar a comparação. Eu, Frango, ficarei responsável pelo PoE; e o Porco, pelo Diablo III. Vamos lá!



Atributos

PoE

     Os atributos são definidos como força (vermelho), destreza (verde) e inteligência (azul), e, a partir deles, os personagens vão ficando cada vez mais fortes. Esses atributos são aumentados ou diminuídos conforme a especificação descrita em armaduras, armas e itens periféricos (anéis e colares) dropados dos monstros ou objetos do cenário. Um fato bastante curioso é que, quando se passa de nível, o exilado ganha um ponto para distribuir numa imensa e detalhada árvore de talento, que serve para aperfeiçoar o boneco. Outra forma de adquirir esses pontos é por meio de recompensas recebidas após a finalização de quests com sucesso.

Diablo III

   Há três atributos principais: Destreza, Força e Inteligência. Além desses três atributos, também existe a Vitalidade que determina a quantidade de vida de todos os personagens. O atributo principal de um personagem irá determinar o dano causado por ele, com suas habilidades ou ataques básicos, fora os bônus concedidos naturalmente por esse atributo. Por exemplo, Destreza aumenta o dano causado por Caçadores de Demônios e Monges e aumenta a armadura de todas as classes. O mesmo vale para  Força, que aumenta o dano de Bárbaros e Cruzados e a armadura de todas as classes, e para Inteligência, que aumenta o dano de Arcanistas e Feiticeiros e aumenta a resistência de todas as classes.
   Os seus atributos são determinados pelos seus equipamentos e pelo crescimento base do personagem (os atributos que ele naturalmente ganha quando sobe de nível, sendo predeterminados para cada classe). Entretanto, a partir do nível 70, cada nível que você sobe lhe permite selecionar alguns bônus. Dentre eles, bônus nos atributos principais do seu personagem. Esses níveis são chamados de níveis de excelência.
     Você pode notar que todo equipamento adquirido no Diablo III vem com suas informações principais, porém também vem um "resumo" dos bônus que esse equipamento lhe concede. É possível ver três ícones em cada equipamento, assim como na página principal de seu personagem:

Dano: Representado pelo ícone da espada. Significa a média de dano por segundo que seu personagem é capaz de causar, ou, no caso de um equipamento, significa o quão melhor ou pior ele é no quesito dano se comparado ao equipamento que você está utilizando. Setas vermelhas representam uma perda ao equipar esse equipamento, certas verdes significam um ganho.

Robustez: Representado pelo ícone de um escudo. Significa a quantidade de dano que seu personagem pode suportar, com base em seu valores de vida, armadura, resistência e esquiva. Assim como o quesito Dano, esses valores serão indicados em um equipamento por setas vermelhas para perdas e setas verdes para ganhos.

Recuperação:  Representado por um coração. Representa a quantidade de vida que você recupera por segundo, seja vida por acerto, regeneração de vida padrão ou regeneração de vida por gasto de recursos. Assim como os dois quesitos anteriores, esses valores serão indicados em um equipamento por setas vermelhas para perdas e setas verdes para ganhos.

Dano, Robustez e Recuperação com seus ícones  e 4 Atributos logo abaixo deles.


Personagens

PoE

     Os personagens são conhecidos por classes. Essas são: Marauder, Templar, Ranger, Witch, Duelist e Shadow. Cada uma com sua particularidade. Cada classe tem a liberdade de escolher a arma para utilizar, ou seja, pode-se jogar de Witch utilizando uma espada ou maça. Isso acontece, pois os atributos principais são variáveis de acordo com os itens usados (como comentei em cima), flexibilizando na hora da escolha que tipo de arma usar para atacar. A imagem abaixo mostra como evoluir o exilado de acordo com os atributos.


Construção do exilado.


Diablo III

     Existem seis classes, com a possibilidade de alterar o gênero do personagem. Na história principal, cada personagem tem um sexo definido, com exceção do Cruzado, que foi lançado posteriormente na expansão RoS. As classes são divididas entre os três atributos principais: Força, Destreza e Inteligência. Como são seis classes, existem duas classes para cada atributo.

Força: Bárbaro, Cruzado (ou Cruzada);
Destreza: Caçadora de Demônios, Monge;
Inteligência: Arcanista, Feiticeiro.

    Além disso, cada personagem possui recursos diferentes para utilizar suas habilidades: O Bárbaro utiliza a Fúria, um recurso que é recuperado quando o bárbaro recebe ou causa dano básico; o Cruzado utiliza a Ira, um recurso que é recuperado através do tempo e a cada vez que causa dano básico; a Caçadora de Demônios utiliza o Ódio e a Disciplina, o primeiro se recupera a cada dano básico e está voltado para utilização de habilidades ofensivas, já o segundo é recuperado ao longo do tempo e está ligado à utilização de habilidades defensivas; o Monge utiliza o Espírito como recurso, um recurso que é recuperado cada vez que o monge causa dano básico; a Arcanista utiliza o Poder Arcano, um recurso bem reduzido, porém que se recupera muito rápido quando comparado aos demais recursos; o Feiticeiro utiliza a Mana, um recurso cuja quantidade é alta e que pode aumentar muito, porém sua regeneração é lenta, principalmente se comparado ao Poder Arcano. Obviamente, a forma de regeneração desses recursos e suas quantidades podem ser alteradas por habilidades passivas, ativas ou equipamentos.
      Cada personagem tem uma história de origem diferente, o que influencia em seus diálogos e maneira de agir. Por exemplo, o Bárbaro quer reunir sua tribo, há muito tempo fragmentada; o Cruzado deseja restaurar a fé em suas divindades; a Caçadora de demônios quer se vingar dos demônios que destruíram suas família e cidade; o Monge quer restaurar o equilíbrio; a Arcanista quer destruir tudo com poderes cósmicos fenomenais (desculpe, nunca joguei de Arcanista, gente); o Feiticeiro foi exilado de suas terras e pretende conhecer esse novo mundo que foi infestado por demônios. Resumão; obviamente, as histórias são muito mais complexas que isso.

Da esquerda pra direita: Arcanista, Feiticeiro, Caçadora de demônios, Bárbaro e Monge.

Lançados na expansão RoS, da esquerda pra direita: Cruzada e Cruzado.


Habilidades/Magias

PoE

       As habilidades e magias de um exilado vêm de gemas (vermelha, verde ou azul) dropadas ou ganhas em recompensas dadas por NPCs. Essas gemas são encaixadas em slots de armas, armaduras, anéis e colares que permitem o uso da habilidade/magia ativa ou passiva ao personagem. É possível combinar gemas (como também existem diversas formas de combinações de gemas) ativa com gemas passivas para amplificar o dano e o efeito, por exemplo, existe uma magia chamada freeze pulsing que tira dano na forma de gelo, quando esta é equipada com o added damage cold, o dano da freeze pulsing é aumentado e incrementa a possibilidade de congelar o alvo. Outro ponto bastante positivo é que essas gemas podem ser facilmente retiradas da parte em que foram equipadas, bastando, apenas, o clique em cima dela com o botão direito para desequipar a gema do item.

Diablo III

     Cada classe possui habilidades únicas, ativas e passivas, que vão diferenciá-las muito bem umas das outras, inclusive as que pertencem ao mesmo atributo. Embora o Bárbaro e o Cruzado sejam personagens de força, suas habilidades são muito diferentes: O Bárbaro é voltado pra força bruta e poder ancestral, causando terremotos e avalanches, evocando seus ancestrais pra batalha, para lutarem ao seu lado ou aprimorarem suas habilidades de batalha; O Cruzado é um campeão divino, logo, suas habilidades são voltadas pra auras e poderes divinos; A Caçadora de Demônios é uma assassina clássica, veloz e mortal mas ao mesmo tempo frágil, por isso, suas habilidades são voltadas pra causar muito dano e lhes permite uma mobilidade imensa; O Monge é um equilíbrio entre um causador de dano como a Caçadora, porém deve resistir um pouco mais, como os personagens de Força, logo, suas habilidades o permitem aguentar o combate corpo a corpo e ao mesmo tempo, lhe permite uma mobilidade incrível pra caso algo saia do controle, suas habilidades tem haver com meditações e técnicas de monastérios (óbvio xD); A Arcanista é uma mulher (ou homem, o jogador escolhe) que tem dons mágicos, porém nunca passou por uma escola de magos, por isso, utiliza seus poderes sem ter um conhecimento maior sobre eles, suas habilidades são baseadas em magias elementais com uma certa mobilidade (baixa, se comparada a do Monge e da Caçadora); O melhor boneco do jogo, ops, o Feiticeiro, tem suas habilidades baseadas nas criaturas da terra nebulosa, basicamente zumbis e aberrações que ele evoca para lutarem ao seu lado. As habilidades do Feiticeiro visam causar o verdadeiro caos nos campos de batalha, com uma quantidade abusiva de controles de grupo e evocações, assim como umas habilidades que o tornam bem resistente, comparável ao Monge.
     As habilidades serão desbloqueadas automaticamente conforme você for evoluindo seu personagem. As habilidades passivas, que costumam ser muito boas na construção de seu personagem, são desbloqueadas conforme você evolui seu personagem, porém você só vai poder utilizar as quatro passivas no nível 70, ou seja, você terá que escolher 4 passivas entre as 20 ou mais disponíveis (Dá raiva kkk seria tão bom uma a mais). As habilidades ativas, também serão desbloqueadas conforme você evolui seu personagem, porém junto com elas você irá desbloquear as runas, que serão aprimoramentos de determinadas habilidades ativas. Toda Habilidade ativa conta com 5 runas disponíveis, que podem conceder os mais diversos aprimoramentos, porém você só pode utilizar uma runa por habilidade ativa. No total você poderá utilizar uma habilidade básica (geralmente geradora de recurso, também podem ter runa associadas), cinco habilidades ativas (cada uma com suas runa que irão alterá-las) e quatro habilidades passivas (com os quatro slots desbloqueados, só no nível 70). Existe um leque incrível de combinações para serem feitas, se você pensar na quantidade de habilidades ativas vezes suas cinco runas e mais as quatro passivas.

Algumas habilidades Ativas: As três de cima são as habilidades em si. As cinco de baixo são as runas. Nesse caso, só estão presentes 3 habilidades de uma dada categoria (Rage ou Raiva) de habilidades do Bárbaro.


Equipamentos/Inventário/Itens

PoE

     No inventário do exilado será possível observar os slots para as seguintes partes: capacete, luvas, botas, peitoral, arma*, anel**, colar, e cinto. Cada uma destas partes podem ser dropados com quantidade de slots e cores diferentes para o encaixe de gemas. Esses slots podem apresentar ligações entre si para o caso de sinergia entre gemas ativas e passivas, como exemplo citado no tópico acima. Assim como em qualquer jogo de RPG online, esses itens são classificados em normais, raros e lendários, cada uma com sua dificuldade de obtenção, ou seja, cada um com sua taxa de drop.
    Além de contar como moeda de troca, as pedras de refino também são usadas para aprimorar as propriedades de armaduras e armas. Não me lembro quantas são no total, porém existem pedras com finalidades desde da identificação dos itens dropados até alteração de propriedades de armaduras e armas. Por exemplo, uma armadura comum pode ser transformada em mágica ou rara, dependendo da pedra utilizada (não me recordo o nome destas pedras). 
   Uma fator interessante é o fato de dropar poções de vida e mana, impossibilitando a compra de poções de mana e vida. Assim como os demais itens do jogo, as poções também são classificadas com raridades e existe, além das usuais, poções que conferem buffs temporários ao exilado mediante o uso. À medida que essas são usadas, o frasco esvazia e para enchê-las o jogador deve matar os inimigos. 

*apresenta quatro slots divididos em dois grupos de dois slots, possibilitando a troca entre um e o outro durante o jogo. 
**apresenta dois slots.


Inventário.


Diablo III

     Os equipamentos são classificados como comuns (brancos), mágicos (azuis), raros (amarelos) e lendários (laranjas). Existem também os itens verdes, que são equipamentos similares aos raros, porém tem propriedades bônus quando equipados junto a outros itens verdes indicados na descrição do equipamento. A raridade do item indica a quantidade de atributos que ele pode conceder. Itens comuns não concedem atributos, itens mágicos têm ao menos uma propriedade especial, raros podem ter diversas propriedades especiais. Itens verdes terão várias propriedades especiais, principalmente se equipados com os demais equipamentos em sua descrição. Os itens lendários concedem mais propriedades especiais que os anteriores e ainda podem conceder habilidades passivas únicas.
     Os equipamentos podem ter engastes, onde você pode colocar gemas. Cada gema concede um atributos especial dependendo do local onde ela é equipada. Existe a possibilidade de você forjar seus próprios equipamentos, reunindo a matéria-prima necessária.

Equipamentos raros e comuns: Setas verdes em dano, robustez e recuperação indicam que os atributos relacionados serão elevados ao equipar determinado item.

Equipamentos lendários e raros com gema: Setas vermelhas em dano, robustez e recuperação indicam que os atributos relacionados serão reduzidos ao equipar determinado item.
  

Quests e Dificuldades

PoE

     O jogo é dividido em capítulos. Cada capítulo apresenta uma quantidade de quests que são obtidas com os NPCs na cidade, estas podem ser principais ou obrigatórias e secundárias ou opcional. O êxito nas missões possibilita o ganho de itens (gemas, armaduras, armas, livro de retorno de talentos e ponto para distribuição em talentos). Atualmente, existem quatro capítulos disponíveis que podem ser jogados em três dificuldades diferentes (normal, cruel e merciless) semelhante ao  Diablo III que nosso amigo Porco escreveu. O jogo está em constante evolução, isto é, existem atualizações constantes para manter o jogo mais atrativo, desta forma, atraindo novos jogadores e mantendo os atuais.  

Diablo III

     O jogo é dividido em 5 atos (na expansão Reaper of Souls). Cada ato possuí missões exclusivas, porém estão totalmente interligados. Fora as missões padrões que levam ao avanço da história, é possível adquirir missões curtas, que concedem equipamentos e experiência bônus. As missões são indicadas pelos personagens com uma exclamação amarela. A história do jogo é excelente e recheada com animações em computação gráfica excelentes. Durante as missões você adquiri ajudantes, que serão NPC's que podem te ajudar nas missões se você estiver jogando sozinho. É possível equipar seu ajudante e escolher suas habilidades.
O jogo possui diversas dificuldades: As mais básicas que incluem normal, difícil, perito e mestre; e as mais difíceis, suplícios 1, 2, 3, 4, 5 e 6. O nível de dificuldade aumenta muito de um suplício pro outro. O aumento de dificuldade resulta no aumento no ganho de experiência e dinheiro, e acima do suplício também resulto na chance maior de adquirir itens lendários e gemas.
     A dificuldade Hardcore é cruel, a morte de seu personagem resulta no desaparecimento do próprio.


Diablo em uma das animações durante o jogo.

      Bom pessoal, essa foi nossa comparação entre esses dois excelentes títulos. Diablo III tem mais tradição por ser o terceiro de uma franquia gigante que é o Diablo da Blizzard, já o PoE traz novidades e uma maneira de construção de personagem extremamente diversificada. Pra quem joga um dos dois, vale a pena conhecer o outro, sem ser "hater".


Nota do Porco: "Vale a pena citar que eu tenho experiência com o Diablo III na plataforma PS3. Eu sei que existem poucas diferenças se comparado ao de PC, mas mesmo assim vale a pena deixar claro. Diablo III com a expansão do Maltael pra PS3". Algumas informações foram retiradas do site oficial do Diablo III: http://us.battle.net/d3/pt/

Nota do Frango: "Tenho pouca experiência com PoE, pois comecei a jogar há pouco tempo, logo tudo que foi escrito acima foi resultado da experiência que adquiri jogando."




Frango & Porco












Nenhum comentário:

Postar um comentário