sábado, 13 de fevereiro de 2016

HQs como incentivo ao aprendizado

     E aí pessoal! Aqui é seu amigo do bairro, Porco-Aranha! Voltei com mais uma postagem, como sempre, sobre HQs. Mas dessa vez quero abordar uma visão mais "didática" pras histórias em quadrinhos. Não vou me aprofundar em história em quadrinhos nessa postagem, minha ideia é abordar o que eu acho do uso de histórias em quadrinhos em salas de aula. Lembrando que não sou professor formado, nem curso nada diretamente relacionado as áreas que irei abordar aqui. Sou estudante do curso de ciências biológicas, atualmente cursando o bacharelado de zoologia. O que vou falar nesse post já é muito abordado em livros e artigos, porém quero dar minha opinião como leigo.

    Pra começar a falar sobre HQs em sala de aula, gostaria de comparar com meu ensino fundamental e médio. Pelo que lembro foi um ensino normal: Professor, quadro e giz/pilot. Não estou dizendo que foi ruim, foi simplesmente normal. Aprendi muito com meus professores, tive professores memoráveis. Mas sempre tinha umas horas de tédio ao longo da semana, ainda mais com aquelas disciplinas nas quais eu não me identificava. Só que tinha uma coisa que me despertava o interesse - e me desperta o interesse até hoje- nas matérias que eu não achava importante pra carreira que eu tinha escolhido (biólogo): Histórias em quadrinho, filmes, livros e jogos. Por exemplo, Assassin's Creed (jogo/livro) despertou muitas pessoas que eu conheço a estudar mais história. Tudo bem que nem todas essas pessoas sentaram com um livro de história e leram do início ao fim, mas pelo menos elas passam a associar parte da disciplina, ao jogo. Unindo o útil ao agradável, de certa forma.
     Nós seres humanos somos muito visuais, por isso somos atraídos por imagens (jogos, filmes e desenhos) e ao mesmo tempo temos um desejo de associar as coisas, já que o aprendizado se dá por associações. Por isso acredito que, de certa forma, esses meios de entretenimento podem auxiliar no aprendizado.

     Agora puxando o saco das HQs: Histórias em quadrinho são um prato cheio pro aprendizado. Obviamente existem quadrinhos voltados pra educação -quadrinhos educativos, por exemplo - mas, é possível aprender com quadrinhos de heróis como os da DC, Marvel, Dark Horse, Image, etc...
     Eu particularmente passei a me interessar por filosofia com algumas HQs. Filosofia é algo muito presente em diversas HQs. Por exemplo, aposto que você já escutou essa frase clássica durante suas aulas de história - durante as aulas de Iluminismo se não me engano - ou filosofia ou sociologia:

"O homem nasce bom por natureza, mas a sociedade o corrompe." - Rousseau

     Uns concordam, outros discordam. Mas a questão aqui não é essa, a questão é: Como tornar esses ensinamentos mais chamativos na sala de aula. Eu conheço algumas HQs com exemplos disso, a mais marcante pra mim: Hellboy. O filho de um demônio, o herdeiro do trono do inferno, evocado pra trazer o apocalipse a terra. Hellboy tinha tudo pra ser um vilão, mas foi criado por um professor que lhe deu amor e carinho. Com isso, Hellboy o herdeiro do trono do inferno, tornou-se um herói que protege as pessoas de demônios, católico praticante e adora gatinhos. Tudo que ele quer é que as pessoas o aceitem pelo que ele é, não o que aparenta ser - entrando também numa questão social a ser abordada: o preconceito. Claro que ninguém vai se tornar um filósofo ou sociólogo só por que leu Hellboy, mas pode ser um incentivo - como foi pra mim -  pra ler mais sobre o assunto.

     Outro modo de utilizar as HQs seria propor exercícios voltados ao universo dos quadrinhos. Discutir conceitos físico-químicos com base nos poderes de um herói: Exercícios de força elástica envolvendo o Homem-Elástico ou o Sr. Fantástico; Termologia e calorimetria envolvendo o Tocha Humana; Arremesso de projéteis com Batman e seus Batrang; Eletricidade e eletromagnetismo com super choque. Na biologia, poderiam ser citados exemplo de X-men na genética - como funcionaria o gene x em heredogramas criados a partir dos personagens da HQ; Fazer os alunos compararem os poderes de heróis com as capacidades de animais existentes; As consequências do uso de veneno - anabolizantes - pelo personagem Bane - vilão do Batman; etc...



     Seria muito interessante a utilização das diversas formas de entretenimento para a divulgação científica e pra incentivar o aprendizado. Seja utilizando o que já existe - como foi citado ao longo do texto - ou criando novas HQs, jogos e filmes voltados pro aprendizado. Obviamente, sempre tendo em mente a importância de tornar o conteúdo agradável e informativo ao mesmo tempo. É importante pensar nesses meios como um incentivo a busca por conhecimento.

Obrigado pela atenção! Deixe seu comentário ai pra podermos discutir melhor o assunto!
Porco

2 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Também sou zoólogo.
    O uso de elementos da cultura pop em sala de aula só traz vantagens. E mais, dependendo da moderação do professor, que deve fazer as devidas adequações de conteúdo, é possível utilizar tal estratégia nos diferentes níveis escolares e até no ensino superior. Vejo isso nas minhas aulas, quando trago um personagem baseado em animais para ser analisado pela turma, o efeito é equivalente a uma pausa para o cafezinho. Os alunos se motivam e o desempenho acadêmico melhora.
    Caso você queira, deixo aqui sugestões de alguns artigos da minha equipe (do Laboratório de Entomologia Urbana e Cultural, da UNIRIO).

    https://www.researchgate.net/publication/290523515_Quem_tem_medo_de_aranhas_Analise_da_HQ_Aracnofobia_a_luz_da_Zoologia

    https://www.researchgate.net/publication/278850142_ANALISE_DE_MINUSCULOS_O_FILME_A_LUZ_DA_BIOLOGIA_ANIMAL

    https://www.researchgate.net/publication/278849961_QUAL_E_A_IMPORTANCIA_DOS_ANIMAIS_NA_COMPOSICAO_DOS_PERSONAGENS_DA_CULTURA_POP_REFLEXOES_A_PARTIR_DA_PREFERENCIA_DOS_ALUNOS_DA_DISCIPLINA_ZOOLOGIA_DE_ARTROPODOS

    https://www.researchgate.net/publication/278849883_PERSONAGENS_DA_CULTURA_POP_INSPIRADOS_EM_ARTROPODOS_E_SUA_UTILIZACAO_NAS_AULAS_DE_ZOOLOGIA

    https://www.researchgate.net/publication/263656482_A_ZOOLOGIA_DE_SETE_SOLDADOS_DA_VITORIA_ANALISE_DOS_ANIMAIS_PRESENTES_NA_OBRA_E_SUA_POSSIVEL_UTILIZACAO_PARA_FINS_DIDATICOS_ZOOLOGY_IN_SEVEN_SOLDIERS_OF_VICTORY_ANALYSIS_OF_ANIMALS_PRESENT_IN_THIS_COMI

    Cordiais abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,

      Assisti uma palestra do senhor no Entomorio no ano passado, na Unirio. Conheci seu trabalho no evento e achei fabuloso. Sempre achei que deviam utilizar mais desses métodos em salas de aula, como você disse e eu concordo plenamente "o efeito é equivalente a uma pausa para o cafezinho", trazendo o aluno de volta a aula com mais disposição e concentração. Obrigado pelos artigos professor e sucesso com seus trabalhos.

      Abraço,
      Abner (codinome: Porco)

      Excluir